A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da coordenação do programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), realiza, de 26 a 30 de abril, a “Semana da Hipertensão” em Maceió. O objetivo é promover ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes portadores de hipertensão arterial atendidos nas unidades de saúde.
Durante todo o mês de abril, a secretaria realizou atividades com a temática: “O Sal e a Sua Saúde”, voltadas inicialmente para os profissionais de saúde, a fim de formar multiplicadores nas comunidades onde atuam. Esta semana, alusiva ao Dia Mundial de Hipertensão (27 de abril), o foco das ações são os grupos de hipertensos e demais usuários atendidos nas USF.
“Diversas ações já foram realizadas desde o início do mês, incluindo a capacitação de agentes comunitários de saúde (ACS) através de palestras seguidas de debates, para estimular mudanças de comportamento na população e desenvolver ações de prevenção e controle para a hipertensão, com foco no autocuidado”, explica a coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes, Thais Barreto Fernandes.
Na USF Caic Virgem dos Pobres II, I a Semana de Hipertensão teve início com uma palestra sobre hipertensão arterial e a importância de adquirir hábitos saudáveis. “Através das palestras, vídeos e dinâmicas estamos tentando alertar os usuários sobre o perigo de consumir o sal e os alimentos que contenham sal, muitas vezes escondido em nomenclaturas como sódio, e a importância de mudar os hábitos alimentares como forma de controlar a hipertensão e também preveni-la”, destaca a agente comunitária Maria Cristina de Campos Magamo. A assistente social do Caic Virgem dos Pobres, Maria Luzilane Omena, estima que, em média, 700 pessoas integrantes do grupo de hipertensos participarão das atividades.
