O Programa Municipal de DST/Aids realiza neste sábado (16), em parceria com o Programa de Atenção à Saúde da Mulher e o Laclim, a mobilização do Dia Nacional de Combate à Sífilis. A ação acontece das 8h às 15h, no calçadão do comércio do Centro de Maceió, onde ficará instalado um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, que contará com palestras educativas, disponibilização de material impresso e de preservativos masculinos e femininos, além da realização de exames para sífilis e HIV.
Em Maceió, as unidades de saúde já vêm realizando rotineiramente o exame da sífilis em todas as gestantes atendidas na rede municipal de saúde, através do Programa de Proteção à Gestante (PPG), prevenindo e tratando a doença, especialmente no 1º trimestre da gestação, evitando complicações – aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer – que podem ser provocadas pela sífilis congênita. O exame também tem sido feito no CTA instalado no Bloco I do PAM Salgadinho.
Sífilis
A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela pode ser transmitida por meio de relações sexuais sem preservativos, transfusão de sangue contaminado e da mãe para o bebê, durante a gestação e o parto. “Todas as pessoas sexualmente ativas devem fazer o exame para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes no estágio inicial da gravidez”, alertou a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids no município, Sandra Gomes.