×

Maceió

SMS realiza Curso Básico de Vigilância Epidemiológica

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), promove até esta quarta-feira 10, no auditório do Conselho Regional de Farmácia, no Farol, o Curso Básico de Vigilância Epidemiológica (CBVE). Com a participação de 50 profissionais que lidam com estatísticas, planilhas e qualquer tipo de vigilância, o curso tem 40 horas e é reconhecido pelo Ministério da Saúde (MS). O grande objetivo é a integração entre todas as Vigilâncias.

O padrão do curso é sugerido pelo Ministério da Saúde, mas os profissionais da DVS, com base no modelo oficial, fizeram algumas adequações para repassar aos profissionais da própria diretoria, da Vigilância Sanitária (VS), Vigilância Ambiental (VA), Vigilância de Óbito (VO), Coordenadoria de Análise Epidemiológica (CAE), Coordenadoria de Informação (Cosinf), CCZ, Programa Nacional de Imunização (PNI), Coordenadoria de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dant), Coordenadoria de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), Coordenadoria de Promoção e Educação em Saúde (Copes), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).

No curso, três profissionais da DVS trabalharam com facilitadores. Os participantes aprenderam como fazer planilhas, gráficos, conheceram a história do surgimento da Vigilância Sanitária no mundo e no Brasil, acompanharam estudos de caso e participaram de oficinas com trabalhos em grupo para por em prática o que aprenderam. Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Rita de Cássia Mendonça Silva, no último dia a turma vai poder ter um exemplo de uma simulação de surto.

“Eles irão aprender a planejar, o que vai dar agilidade ao trabalho. Nossos técnicos irão fazer, de forma simples e sem complicação, as tabelas e gráficos para repassarmos os índices epidemiológicos. Tudo isso está sendo muito importante para o aprimoramento do nosso trabalho”, disse a veterinária Lara Campelo, da Vigilância Ambiental.

Os facilitadores do curso foram Rita de Cássia Mendonça Silva, Antônio Fernando Xavier Júnior, coordenador da CAE, e Tatiana Almeida, enfermeira do Programa de Tuberculose da SMS. Para aqueles que não puderam participar, Rita de Cássia dá uma boa notícia, a DVS está organizando a realização do mesmo curso em novembro deste ano.