×

Alagoas

SMS realiza castração de cães e gatos para evitar superpopulação

A superpopulação de cães e gatos é um problema que afeta a maioria dos municípios, em maior ou menor grau. Existem mais animais do que lares para acolhê-los. Em busca de uma solução para o problema no município de Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vem dando continuidade ao Programa de Castração de Cães e Gatos de Maceió.

O programa consiste na orientação de proprietários de animais, e controle populacional e de zoonoses. “Desde o ano passado, o CCZ vem realizando palestras sobre a importância do controle populacional de animais e a posse responsável, que consiste nos cuidados necessários para manutenção do seu bicho de estimação. Entre esses cuidados, destaca-se a esterilização de animais”, explicou a coordenadora do CCZ, Thaísa de Almeida Novaes.

Para divulgar o serviço de esterilização dos animais as equipes do Centro de Zoonoses estão realizando visitas domiciliares no entorno do CCZ (Eustáquio Gomes, São Caetano e Jardim Saúde), com o intuito de esclarecer sobre os benefícios da castração de animais e realizar um cadastro dos animais e proprietários.

“Durante as visitas, as equipes do Centro de Zoonoses estão realizando cadastro de proprietários e animais. Em seguida, os animais são submetidos à coleta de sangue e os que estiverem em condições, serão castrados. Esta ação é uma das etapas de um programa maior que pretendemos, que é o controle das zoonoses”, disse o veterinário Lindomar Machado, um dos responsáveis pela estratégia do serviço.

No ano passado, o CCZ realizou 161 cirurgias de esterilização. A coordenadora do Centro espera ultrapassar esse número e alcançar a meta de 1.200 cirurgias ao ano. Apesar de as visitas e os cadastros estarem sendo realizados apenas na região do Centro, qualquer proprietário de animal pode procurar o CCZ para realizar a castração dos cães e gatos (fêmeas e machos). “Basta procurar o CCZ para fazer o cadastro e trazer seu animal para a coleta de sangue e exames clínicos. Depois disso basta marcar a castração”, informa Thaísa Novaes.

Mais informações sobre o serviço através dos telefones: 3315.5462 e 3315.5469.