A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Promoção e Educação em Saúde (Copes), promoveu, no Centro Formador do Cepa (Cenfor), mais uma etapa da Capacitação para Psicólogos inseridos no Programa de Saúde nas Escolas, para atender a cerca de 2.500 alunos do “Programa Mais Educação”.
Com o tema “Prevenção e Intervenção no Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas na Interface Saúde/Escola – Transtorno Mental em Crianças e Adolescentes”, ministrado pelo psicólogo Edilson Souza, a ação teve como objetivo capacitar os psicólogos das unidades de saúde que vão trabalhar no Programa de Saúde nas Escolas (PSE) com crianças e adolescentes (entre 7 e 17 anos de idade) das escolas estaduais e municipais com dificuldades de aprendizagem.
A atividade conta com a parceria entre a Secretaria de Saúde do Município e as secretarias de Educação do Estado e do Município. O secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, explica que a ação vai levar informações aos jovens sobre os males causados pelas drogas, despertando-os para uma melhor qualidade de vida.
Tendo em vista o desenvolvimento de atividades voltadas para a saúde em meio escolar, o Programa Saúde na Escola (PSE) foi criado pelo Decreto Presidencial nº 6.286, em 5 de dezembro de 2007, com a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública básica de educação, por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde.
Em 4 de setembro de 2008, os ministérios da Educação e da Saúde, formalizaram uma parceria, visando à colaboração ativa entre as escolas e equipes da Estratégia Saúde da Família, como forma de estimular a adesão dos governos estaduais e municipais ao Programa Saúde na Escola (PSE).