×

Maceió

SMS realiza ações de combate à tuberculose nos bairros de Maceió

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) marcou o Dia Nacional de Combate à Tuberculose com uma ação pontual, nesta quarta-feira (17), no bairro do Jacintinho. Realizada pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica, através do Programa de Controle da Tuberculose, a ação promoveu uma busca ativa de casos da doença na Rua São Vicente, onde tem havido ocorrências frequentes.

Na atividade, os agentes de saúde da área visitaram todas as residências orientando os moradores acerca dos sinais e sintomas da tuberculose, encaminhando casos suspeitos às unidades de saúde mais próximas, para o exame de baciloscopia (escarro), e fazendo o acompanhamento de pacientes em tratamento.

“Aproveitamos a data para intensificar o controle sobre a doença, que já é feito continuamente pelas unidades de saúde, visando, não só a detectar casos novos, mas também a redução do número de abandono do tratamento, que hoje chega a 10%, quando deveria ser de, no máximo, 5%”, afirmou a coordenadora do Programa, Vanessa Almeida. Ela aponta as condições insalubres de moradia, a falta de alimentação e o uso de álcool e outras drogas como principais fatores do abandono do tratamento pelos pacientes.

A coordenadora informa que Maceió tem mantido uma média de 480 casos notificados a cada ano. Em 2010, já foram detectados 370 casos, com um percentual de cura de 80%. Vanessa reforça que as unidades de saúde do município são responsáveis pela orientação à população, por meio das visitas dos agentes de saúde, de palestras realizadas em salas de espera, e de consultas rotineiras.

Uma das residências visitadas na Rua São Vicente foi da família de Josenildo Ferreira da Silva, de 18 anos. Na residência, onde vivem nove pessoas, cinco já tiveram tuberculose, entre elas, duas crianças. Josenildo e a mãe já foi contaminados duas vezes.

“Nesses casos, em que a doença se apresenta num círculo vicioso dentro da residência, todos precisam ser acompanhados e avaliados regularmente, com a realização dos exames de baciloscopia, raio x e PPD (para detectar se a pessoa está infectada), até que estejam livres da doença”, frisa a coordenadora.

Iniciada nesta quarta-feira, a ação de mobilização e sensibilização terá continuidade nesta quinta-feira (18), com a busca ativa na Rua Manoel Afonso, também no Jacintinho. Na sexta-feira o trabalho estará sendo feito através de panfletagem no Mercado da Produção e de palestras no Colégio Santíssima Trindade (Barro Duro) e na Escola Kátia Assunção (Jacintinho).