×

Maceió

SMS realiza ação no Dia Mundial de Combate ao Tabagismo

SMS realiza ação no Dia Mundial de Combate ao Tabagismo

A Coordenação do Núcleo de Cessação do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), juntamente com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) realizam nesta segunda-feira (29), uma ação conjunta em comemoração a passagem do Dia Mundial de Combate ao Tabagismo. O evento acontece no calçadão do comércio, no centro da cidade a partir das 8h30, em frente ao prédio sede do antigo Produban.

Os fumantes poderão realizar o teste de Fargerstrom (FTND) que estima o grau de dependência da nicotina. O exame é utilizado mundialmente como ferramenta de avaliação, em substituição a outros testes bem mais caros, que consomem mais tempo e são invasivos.

Esse teste foi desenvolvido e introduzido pelo médico dinamarquês Karl Fagerstrom em 1974, com o questionário de tolerância. O teste consiste em seis perguntas de escolhas simples. O resultado desse teste tem demonstrado associação entre medidas bioquímicas relacionadas com a quantidade de cigarros usada, através das dosagens de cotina plasmática, urinária e gás carbônico no ar expirado.

A data

O Dia Mundial de Combate ao Tabagismo foi criado há 30 anos, pela lei federal nº 7.488. Essa data tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo cigarro.

Além do teste, a equipe vai oferecer aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, palestra e panfletos com informações sobre os males provocados pelo cigarro, e dos núcleos existentes na capital para aquelas pessoas que desejam parar de fumar.

Há dois anos, Maceió conta com Núcleos de Cessação do Tabagismo. O primeiro local que formou o grupo de fumantes foi no II Centro de Saúde, na Praça da Maravilha, Poço. Hoje, há turmas no Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) Ad Everaldo Moreira, no Farol, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Aliomar Lins, no Benedito Bentes II, Uncisal e Hospital Universitário (HU).

Essas unidades mantêm um grupo multidisciplinar, reunindo fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e médico, que foram turmas de pessoas interessadas em largar o vício do tabaco.

Cada turma tem duração de três meses. O método utilizado pela equipe é baseado no conteúdo de quatro livretos lançados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). O primeiro: entender por que se fuma e como isso afeta a saúde; o segundo: os primeiros dias sem fumar; o terceiro: como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e finalmente o quarto: benefícios obtidos após parar de fumar.

Riscos do tabagismo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o tabagismo como a principal causa de morte evitável em todo mundo. A entidade estima que um terço da população mundial adulta, ou seja, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas, (sendo 200 milhões mulheres) sejam fumantes. Em Alagoas, a estimativa é que 7% da população sejam fumantes.

Estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão; cinco vezes maior de sofrer infarto; cinco vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e duas vezes maior de sofrer derrame cerebral.

Serviço:

Contato das Unidades ligadas à SMS que formam turmas de pessoas interessadas em largar o vício do cigarro:

II Centro de Saúde – 3337-3519

CAPS AD Everaldo Moreira 3315-3075

Unidade Básica de Saúde Aliomar Lins 3315-3508