Jovens tiveram dia de lazer
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Municipal de Atenção à Saúde Integral do Adolescente e Jovem, realizou nesta final de semana, no balneário do Sesc em Guaxuma, um encontro com a participação de 170 adolescentes e jovens atendidos pelas Unidades Básicas de Saúde e Saúde da Família.
Na programação do evento, realizado durante todo o dia, aconteceram palestras e oficinas educativas, sobre diversos temas, e recreação.
Para o secretário de Saúde do município, Francisco Lins, o evento é uma forma de integrar os jovens das unidades atendidas pelo município. “A proposta da Secretaria Municipal de Saúde é proporcionar educação e lazer de forma integrada para jovens e adolescentes das comunidades de Maceió”, ressaltou Lins.
Ao todo, 20 unidades realizam o atendimento aos adolescentes e jovens de Maceió. Segundo a coordenadora do Programa de Atenção à Saúde do Adolescente e Jovem de Maceió, Aline Rocha dos Santos, o encontro é uma forma de reunir esses beneficiários em um momento de confraternização.
“Desta forma, nós integramos as unidades, tanto as crianças quanto os técnicos, e possibilitamos recreação e troca de experiências entre eles”, explica.
Na ocasião, os adolescentes tiveram a oportunidade de discutir temas como: a violência e a cultura da paz, gênero e sexualidade, além de transmitir o aprendizado através de dramatização.
“Esse encontro é fundamental para que os nossos assistidos troquem experiências e aproveitem o momento de lazer, já que não têm acesso. Por isso, é um momento muito especial. Além disso, é importante que os adolescentes saibam que nos preocupamos com eles e que suas necessidades são iguais, independentemente do bairro em que residam”, disse a assistente social da Unidade de Guaxuma, Heloisa Araújo.
A beneficiária da unidade do Conjunto João Sampaio, Luzia Rodrigues, contou que, para os adolescentes, eventos como esse são importantes para que se conheçam e compartilhem conhecimento.
“Esse momento é importante porque interagimos e descobrimos informações sobre doenças, drogas e noções para ficarmos mais responsáveis”, disse.
