×

Maceió

SMS promove capacitação sobre acidentes com idosos

O Programa de Atenção à Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã desta sexta-feira (24), no auditório do Conselho Regional de Psicologia, localizado no Farol, uma capacitação sobre prevenção de quedas e outros acidentes em pessoas idosas. O encontro contou com a participação de representantes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Corpo de Bombeiros e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que ministraram palestras e promoveram o debate sobre o tema.

O fisioterapeuta do Nasf da SMS, Marcus Vinicius Lira, passou algumas orientações para evitar incidentes. “Cerca de 30% dos idosos caem a cada ano e dos que caem 2,5% requerem reabilitação. Desses, metade vai estar vivo depois de um ano. Ou seja, é um problema de saúde pública e que merece atenção”, afirmou.

As quedas podem ocorrer por diversos fatores desde os fisiológicos relacionados à idade, a presença de doenças, reações a medicamentos em uso ou mesmo um comportamento de risco assumido pelo idoso. As quedas podem gerar fraturas, dependência funcional ou mesmo depressão e isolamento social nos idosos. “Algumas medidas podem ser adotadas para diminuir esse índice, como o uso de pisos planos e antiderrapantes, não deixar objetos pelo caminho, evitar uso de tapetes e ter os cômodos da casa iluminados”, pontuou o fisioterapeuta.

Zenildo Calheiros, diretor operacional de transporte da SMTT, participou da capacitação e forneceu orientações sobre direitos do idoso e prevenção de atropelamentos. “Quando o pedestre idoso inicia o deslocamento, o foco é direcionado apenas para o chão, o que causa uma dificuldade maior em atravessar a rua em segurança, já que ele não presta atenção em tudo ao mesmo tempo. O que acontece é que ele acaba não vendo se vem carro ou se dá tempo de atravessar e por isso ocorrem muitos acidentes com esse público”, explicou.

O diretor operacional de transporte da SMTT esclareceu ainda sobre direitos do idoso como o Cartão Sênior, que dá direito a um idoso a partir de 65 anos poder passar pela catraca do ônibus não ficando restrito somente aos 10% dos assentos reservados.

O evento contou com uma animada apresentação da capoeira inclusiva de idosos da Associação Pestalozzi de Maceió. Encerrando a manhã, representantes do Corpo de Bombeiros forneceram orientações sobre primeiros socorros em acidentes domésticos com pessoas idosos, como quedas, queimaduras, intoxicações e choques elétricos.