×

Maceió

SMS participa do lançamento do Plano de Enfrentamento ao Crack

A Secretaria de Municipal de Saúde de Maceió participou, por meio da Coordenação do Programa de Saúde Mental de Maceió, do lançamento do plano de ações integradas do governo federal para enfrentar o crack e outras drogas. Denominado “Crack, é possível vencer”, o plano foi lançado em Brasília pela presidenta Dilma Rousseff e pelos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Justiça, José Eduardo Cardozo. O objetivo é aumentar a oferta de tratamento de saúde aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas, além de ampliar as ações de prevenção.

“Um país que retirou 40 milhões de brasileiros da extrema pobreza e que voltou a ser capaz de definir os seus próprios rumos, este país vai ter, sim, uma política ampla, sistemática, moderna e corajosa de enfrentamento às drogas. Unidos, somo capazes de vencer este mal que desafia a sociedade moderna”, disse a presidenta, em seu discurso, lembrando que a ação terá articulação com os estados, os municípios e a sociedade civil.

Segundo a coordenadora do programa em Maceió, Izolda Dias, o Plano de Enfrentamento ao Crack e outras drogas terá ações estruturadas em três eixos: cuidado, autoridade e prevenção. Entre as diretrizes estabelecidas estão: a ampliação da oferta de serviços, inclusive garantindo serviços diferentes para necessidades distintas; rede SUS preparada para o atendimento; reinserção social; apoio integral aos usuários e suas famílias; aumento no valor do repasse para leitos em enfermarias especializadas; capacitação para profissionais; e habilitação e financiamento de vagas de atendimento de saúde em comunidades terapêuticas que estiverem de acordo com a resolução da Anvisa.

“O respeito, a dignidade e o compromisso humano é o que o Ministério da Saúde vai priorizar dos parceiros para o atendimento aos usuários. O enfrentamento às drogas é um compromisso de todos”, afirma Izolda Dias.

Plano Integrado – Com investimento de R$ 4 bilhões, o Plano terá ações diferenciadas, de acordo com cada eixo de trabalho. O eixo cuidado inclui a ampliação e qualificação da rede de atenção à saúde voltada aos usuários, com a criação da rede de atendimento “Conte com a Gente”; no segundo eixo – autoridade – o foco é a integração de inteligência e cooperação entre Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias estaduais e a realização de policiamento ostensivo nos pontos de uso de drogas nas cidades, além da revitalização desses espaços; já o eixo prevenção prevê ações nas escolas, nas comunidades e de comunicação com a população.