×

Maceió

SMS participa de ações de combate no sistema prisional

Agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram, na tarde dessa quinta-feira (3), com servidores da Gerência de Saúde da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), de ações preventivas para o combate do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e febre Chikungunya. O encontro aconteceu na Escola Penitenciária, no Farol e buscou prestar informações e orientações aos servidores penitenciários sobre os cuidados essenciais para evitar as doenças causadas pelo vetor.

O supervisor de endemias do 5º Distrito Sanitário, Paulo Batista, explica que o trabalho de borrifação dos agentes de endemias ocorre no estágio da larva, antes do nascimento do mosquito, em pontos estratégicos. “Fizemos o tratamento focal, aplicando inseticidas e larvicidas em locais vulneráveis para proliferação dos vetores no Sistema Prisional. Agora estamos compartilhando boas práticas com os reeducandos e servidores. Após as explanações já percebemos um engajamento maior e uma mudança de visão. Com cidadãos mais conscientes e críticos teremos melhores resultados nas ações”, destacou.

Mobilização da população

A população pode contribuir com a luta e uma das principais recomendações é manter os reservatórios de água tampados, evitar acúmulo de lixo e, ao tomar conhecimento de situação de risco, a exemplo de piscinas sem uso ou casas abandonadas, denunciar ao Disque Dengue através dos números 3315-5360 e 3221-2523.

Já em caso de acúmulo de lixo, acionar a Slum por meio do contato 3315-2600 ou pelo site www.maceio.al.gov.br/slum/fale-conosco.