O racionamento de água na capital alagoana, iniciado nesta terça-feira, 14, levou a Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a tomar providências imediatas para evitar casos de dengue. A maior preocupação é de como a população vai armazenar a água nesse período. Por conta disso, todas as equipes de agentes serão treinadas para não só combater o mosquito, mas principalmente esclarecer sobre a necessidade de acondicionar a água. O rodizio segue até 17 de maio.
Segundo o técnico da Vigilância Epidemiológica ligada a DVS, Fábio Henrique Peixoto, o período que vai do final de fevereiro até o final do mês de maio é o mais preocupante quando o assunto é mosquito da dengue e chicungunha. “Essa é a época mais propícia para o mosquito colocar seus ovos que podem viver sem água por 200 dias. No próximo verão ele eclode, facilitando a transmissão da dengue e chicungunha”, explica.
Nesta quarta-feira (15) acontece uma reunião do Comitê Municipal da Dengue, no auditório do Cerest/Maceió, na Avenida Jatiúca, às 9h. O assunto em pauta é uma reunião final para os ajustes da força tarefa que o município de Maceió adotará no período de racionamento de água na capital.
Disque Dengue
A DVS disponibilizou dois telefones 0800. Um deles é o Disk Dengue 0800 – 2848189, onde as pessoas podem ligar e denunciar locais de criadouros da lavra do mosquito. O outro telefone serve para tirar dúvidas sobre sintomas da doença e seus aspectos clínicos – 0800 – 0821032.
