Compartilhar experiências de vida, conquistas e desafios na luta para abandonar o vício do cigarro faz parte da rotina dos pacientes que participam do Núcleo de Cessação do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde mas, na manhã desta segunda-feira (25), o encontro foi especial para celebrar o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, comemorado no dia 31 de maio.
Música, café da manhã e um bate-papo sobre a importância da prática de exercícios e da alimentação saudável fizeram parte da programação, que segue até a próxima sexta-feira (29), com atividades educativas e de conscientização que serão realizadas na Ufal, Hospital Universitário e Sociedade Pestalozzi.
Prestigiando a abertura das atividades, a secretária municipal de Saúde, Sylvana Medeiros, parabenizou os participantes pela iniciativa e destacou que eles devem atuar como multiplicadores entre os amigos e a família, alertando sobre perigos do fumo e a importância de práticas saudáveis para uma melhor qualidade de visa.
No Brasil, são 200 mil mortes anuais e as estatísticas apontam que 90% dos casos de câncer no pulmão estão relacionados ao fumo. Fumante há mais de 30 anos, Vera Lúcia de Oliveira foi uma das primeiras a chegar. Consciente de que precisa abandonar o vício, ela diz que precisa apenas de uma ajuda para se livrar de vez do cigarro.
“Eu não fumo na frente de amigos e parentes, quando estou na rua, tenho vergonha. Já tentei largar uma vez e não consegui, mas agora tenho certeza que com a orientação dos profissionais daqui conseguirei sim”, disse Vera Lúcia entusiasmada.
Participando do grupo desde o mês de janeiro, Elias Galdino do Nascimento fumou durante 54 anos. Em um único mês chegou a fumar 42 carteiras. Quando chegou ao Núcleo, comprava três carteiras por dia. “Hoje só estou fumando uma. Sei que está na hora de parar e vou conseguir deixar o cigarro de vez”, afirma.
Edna dos Santos Oliveira começou a fumar com 18 anos. Ela manteve o vício durante 43 anos e hoje comemora seu terceiro mês sem colocar nenhum cigarro na boca. “Sozinha eu não conseguiria. O pessoal do Núcleo ajuda muito. Já consigo perceber as melhoras até na minha pele. Vou continuar com o meu objetivo”, contou.
A assistente social Patrícia Tenório acompanha o grupo e destaca que é importante o apoio da família. “O paciente enfrenta períodos de abstinência, que podem afetar o humor, o relacionamento com os parentes. Por isso, é importante o envolvimento dos filhos, companheiros, mãe e pai”, esclareceu.
Dia D
Buscando fortalecer a mobilização em torno do combate ao tabagismo, cuja campanha deste ano tem como tema “Mercado Ilícito do Tabaco”, as atividades terão como ponto alto uma grande ação de conscientização no dia 31, na orla da Ponta Verde. Aberta à população, a atividade, realizada em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, pretende alertar todos que passarem pelo local com orientações e ações educativas, procurando sensibilizar as pessoas sobre os malefícios do fumo – considerado uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo – e a prevenção do câncer.
Desde a sua implantação, em agosto do ano passado, o Núcleo de Cessação do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde já atendeu 150 pacientes. Desse total, 42 já deixaram o vício completamente e 63 estão na manutenção do tratamento. O Núcleo funciona no II Centro de Saúde Diógenes Jucá Bernardes, localizado na Praça da Maravilha, no Poço. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3337-3519 e 3315-2641.
