A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), em parceria com o Hospital do Coração de Maceió, lançou nas sete unidades referência de saúde do município, um novo serviço que representa um verdadeiro salto de qualidade no apoio ao diagnóstico na rede municipal de saúde: o eletrocardiograma por telemedicina. O serviço é de altíssima qualidade, implantado apenas em alguns estados do País em unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O sistema funciona via internet e proporciona ao médico e ao paciente um resultado mais seguro do eletrocardiograma, com laudos rápidos e precisos em tempo ágil, de 3 a 5 minutos, reduzindo consideravelmente o tempo de espera pelo diagnóstico de possíveis cardiopatias. No final do exame o paciente já sai com o laudo em mãos.
O eletrocardiograma por telemedicina é uma forma de aumentar a segurança do médico que atua nas unidades de saúde, pois é um serviço que evita os encaminhamentos desnecessários e agiliza o direcionamento dos casos mais graves, além de proporcionar ao profissional uma segunda opinião sobre a real situação do paciente no que se refere ao exame cardíaco.
A nova tecnologia diminui, ainda, os custos para o poder público e principalmente para os usuários, pois além de reduzir gastos com transportes, evita também prejuízos maiores à saúde, como nos casos em que pacientes precisam de tratamento em unidades intensivas. Quanto mais rápido for realizado o diagnóstico, menor se torna o risco de evolução da doença.
Funcionamento
Quando o paciente é atendido no Pronto-Atendimento (PA) e o médico solicita o ECG (eletrocardiograma), este é realizado pela enfermeira e repassado através do eletrocardiógrafo portátil para um sistema programado que foi instalado nos PAs do município. Imediatamente, através do som, o sinal chega ao Hospital do Coração transformado em um gráfico, onde será feita a leitura pelo especialista (cardiologista) que estiver de plantão. Após a leitura, o laudo do exame será emitido e retornado ao PA via internet, onde o paciente receberá o resultado já impresso em tempo hábil de mais ou menos 5 minutos.
Para atender a toda Maceió, a SMS implantou o serviço de eletrocardiograma por telemedicina nas unidades de referência de cada um dos 7 distritos da cidade: Oswaldo Brandão Vilela, na Ponta da Terra (I Distrito), Roland Simon, no Vergel (II Distrito), Pitanguinha (III Distrito), PAM Bebedouro (IV Distrito), João Paulo II, no Jacintinho (V Distrito), Aliomar Lins, no Benedito Bentes (VI Distrito) e Ib Gatto Falcão, na Colina dos Eucaliptos (VII Distrito).
