A Prefeitura de Maceió esta trabalhando para fazer dos festejos juninos de 2010 um grande sucesso e consolidar a tradição do São João na capital alagoana. Além das atrações culturais, comidas típicas, e da estrutura de barracas, banheiros e arquibancadas, haverá um posto médico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com enfermeiros, médicos e auxiliares de enfermagem, a partir das 20h e até o encerramento da festa, dando suporte à população que necessitar de atendimento durante o evento.
A equipe terá à disposição uma ambulância cedida pelo Samu ou Corpo de Bombeiros, para atender aos casos de urgência e emergência.
Os festejos serão realizados em dois momentos: de 12 a 22 de junho, na Praça Multieventos, na Pajuçara; e de 23 a 29, no bairro de Jaraguá. “Os postos médicos serão instalados nos dois espaços de evento com a mesma estrutura e equipe para dar o suporte que a população necessita”, disse o coordenador de Ações de Saúde da SMS, Francisco Mamede.
A Coordenação do Programa de DST/Aids da SMS também participará do evento orientando os maceioenses sobre a necessidade do uso de preservativos. Na ocasião, será montado o balcão da prevenção: estrutura que vai permitir aos foliões ter acesso ao teste rápido diagnóstico para HIV, cujo resultado é entregue em 30 minutos, além de aconselhamento pré e pós testes, independente do resultado obtido. Também serão distribuídos materiais educativos e preservativos femininos e masculinos.
Os fiscais da Vigilância Sanitária de Maceió também foram convocados para entrar em ação durantes os festejos. Serão disponibilizados cerca de 20 fiscais e quatro viaturas da VISA para atender a estrutura da Praça Multieventos, de Jaraguá e outros polos de animação espalhados pelos bairros de Maceió.
O coordenador da Visa, Ednaldo Balbino, informa que as equipes se dividirão em pontos fixos e itinerantes para fiscalizar ambulantes cadastrados e irregulares que estarão comercializando alimentos e bebidas durante as festas juninas. Balbino informa ainda que paralelo a programação do São João da Prefeitura, a Visa vai fiscalizar hotéis e restaurantes da capital que recebem, nesta época do ano, uma grande número de turistas.
