Para marcar o Dia Mundial do Rim, comemorado no dia 13 de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realiza, nesta quinta-feira (11), uma blitz de saúde no Centro de Maceió.
A ação será realizada das 8h às 12h, na esquina da Rua do Comércio. Na ocasião, serão distribuídos panfletos e oferecidos serviços como aferição de pressão, teste de glicemia e, após avaliação da equipe médica, os pacientes com perfil de sedentarismo e hipertensão receberão um tíquete de laboratório para verificar a creatinina (exame que diagnostica vários problemas renais).
Segundo a organização do evento, o objetivo da ação é orientar os maceioenses sobre a importância da detecção precoce de doenças renais que atingem cerca de dois milhões de brasileiros.
“Queremos que a população conheça as dificuldades enfrentadas pelos renais crônicos no estado e as formas de evitar que esse tipo de problema acometa cada vez mais pessoas. Por isso, nossa ação é educativa e preventiva”, disse a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Flávia de Macedo Citonio.
Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), 60% das pessoas não sabem que têm o problema. Nos casos mais graves, as complicações nos rins podem levar à perda do órgão e até à morte.
