A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió tem dado continuidade à implementação de uma série de medidas para facilitar o acesso dos usuários aos serviços do SUS. Com o intuito de atender à demanda reprimida por procedimentos como exames e consultas, a SMS vem ampliando o agendamento realizado pelas unidades de saúde junto ao Complexo Regulador da Assistência (Cora), aumentando a oferta de procedimentos por prestador e reduzindo o tempo de espera.
Implantado há dois anos, o Cora começou apenas com a regulação das consultas especializadas, mas, desde setembro último, passou a regular também os procedimentos de baixa complexidade, como os exames de patologia clínica, raio X e outros, mais específicos, como endoscopia. Atualmente, a implementação do sistema encontra-se em uma nova fase, na qual estão sendo incluídos serviços mais complexos, a exemplo de tomografia e ressonância magnética. O próximo passo será o controle de leitos da rede hospitalar de Maceió.
“O sistema regulador de Maceió está avançando de uma programação financeira para uma programação baseada nos procedimentos realizados, o que nos permite detectar qual a demanda reprimida existente. Trabalhando dessa forma, o município terá como fazer a comprovação, para o Ministério da Saúde, da necessidade da ampliação do volume de recursos para o atendimento dessa demanda, o que vai garantir mais conforto e agilidade para a população”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Adeílson Loureiro.
O agendamento de consultas e exames por meio do Cora é feito diretamente pelas unidades de saúde de Maceió e dos outros 101 municípios de Alagoas via internet. Na capital, 32 postos já fazem o agendamento desta forma. Os demais, utilizam o videofone. O secretário afirma, porém, que algumas dificuldades apontadas pela população para a marcação de consultas e exames têm sido resultado desse processo de adaptação e deverão estar solucionadas o mais breve possível.