A programação alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids – mobilização que acontece anualmente no dia 1º de dezembro – terá início na próxima segunda-feira (22), com a Jornada Municipal de Prevenção em DST/HIV/Aids e Hepatites Virais. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), por meio do Programa Municipal de DST/Aids e em parceria com o Programa de Saúde Bucal, Sesc Alagoas, Ministério da Saúde e Fórum ONG Aids, o evento tem como foco de discussão a prevenção e a assistência nessas áreas, visando fortalecer o trabalho de prevenção e promoção da saúde junto aos usuários do SUS.
“As abordagens serão bastante diversificadas e debatidas por técnicos especializados e de vasto conhecimento sobre a temática e com a assessoria técnica do Ministério da Saúde, o que tornará a discussão ainda mais enriquecedora”, frisa a coordenadora do Programa no município, Sandra Gomes.
A jornada acontece nos dias 22, 23 e 24, no auditório do Sesc Poço, das 8h às 17h, com as discussões divididas por grupos. Do primeiro dia, participam estudantes e profissionais que integram equipes multiprofissionais das áreas de saúde e educação, ONG/Aids, pessoas vivendo com Aids e demais parcerias. Com este grupo, o debate se dará em torno de temas como Perfil epidemiológico da Aids no município de Maceió; A importância da prevenção da sífilis congênita; Atenção especializada à gestante e criança exposta ao HIV em Maceió; e Visão geral sobre hepatites virais e repercussão na saúde coletiva – esta, com explanação da consultora técnica do Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Ronneyla Nery Silva – entre outros.
O dia 23 terá uma programação das 8h às 13h, focada em odontólogos da atenção básica, técnicos e auxiliares de Saúde Bucal e estudantes da área, que também terão a oportunidade de atualizar os conhecimentos em relação ao perfil epidemiológico da Aids e de hepatites virais em Maceió e em temas específicos da área como hepatites e odontologia e protocolo de atendimento para pacientes vivendo com HIV/Aids e hepatites virais, entre outros.
O último dia da jornada, 23, terá o debate direcionado para adolescentes usuários das unidades de saúde do município, de escolas públicas municipais que integram os Núcleos de Alunos Promotores de Saúde (Naps), as unidades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), além dos que participam do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas.
A coordenação do Programa Municipal de DST/Aids lembra que as inscrições ainda podem ser feitas até esta sexta-feira (19), das 8h às 14h, pelo e-mail pmdstaidsmaceio@gmail.com ou pelos telefones 3315-5197/5252 (DST/Aids) e 3315-4120/5190 (Saúde Bucal).
