O Programa de Atenção à Saúde Integral do Adolescente, ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reuniu-se, na última semana, no auditório do órgão, com diretores das unidades de saúde do município para discutir o monitoramento da Caderneta do Adolescente e as experiências exitosas e dificuldades encontradas na execução do projeto.
A Caderneta é um projeto do Ministério da Saúde e no ano de 2015 o município realizou sua implantação em 100% das unidades de saúde. O instrumento traz aos adolescentes informações sobre bem-estar, alimentação saudável, prática de exercícios físicos, cuidados com a aparência, vacinação, saúde bucal, puberdade, descoberta da sexualidade e projetos de vida. Além de trazer anotações importantes sobre a saúde desse público para o integral acompanhamento pelos serviços de saúde.
De acordo com Cássia Veruska Moraes, coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente da SMS, a caderneta divide-se em feminina e masculina e é distribuída a partir dos 10 anos. “Com a implantação do projeto percebemos que as unidades estão mais sensíveis à saúde do adolescente, com um olhar diferenciado. E é muito importante que eles possam ter acesso a esse instrumento com informações tão importantes que podem evitar uma série de problemas no futuro”, afirma a coordenadora.
As cadernetas do adolescente, para garotas e garotos, são disponibilizadas nas unidades de saúde e o adolescente que desejar conhecer mais sobre o projeto são orientados pelos profissionais especialmente capacitados para fornecer dúvidas sobre sua utilização da caderneta na promoção da saúde.
A Coordenação de Saúde do Adolescente pretende ainda, após essa implantação em todas as unidades de saúde, levar o projeto para as escolas do município, com ações de promoção e prevenção, sensibilizando esses jovens para o cuidado com a saúde, promovendo assim, seu crescimento e desenvolvimento saudáveis.
