×

Maceió

SMS discute estratégias de combate à dengue

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa de Controle da Dengue, participou, nesta segunda-feira (21), de reunião com os integrantes do Comitê Estadual de Mobilização Contra a Dengue para discutir a proliferação da doença, que acontece com mais intensidade durante o verão. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foi realizado no auditório do Centro Estadual de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest).

Nove municípios participaram do evento que teve como palestrante o infectologista Celso Tavares. Na ocasião, o especialista fez uma explanação sobre a situação atual do Brasil e do Estado de Alagoas no que diz respeito à dengue. O palestrante enfatizou a importância de envolver a sociedade nas campanhas de combate ao mosquito da dengue.

O gerente técnico do Programa de Controle da Dengue de Maceió, Paulo de Carvalho, informou que, apesar de Maceió ainda estar na zona de risco de infestação do mosquito, o município atingiu, em 2009, 60% de redução de casos de dengue. “Quanto ao índice de presença do mosquito, a redução depende muito da colaboração da sociedade. Acredito que o hábito de acondicionar água de forma irregular ainda é responsável pela proliferação do mosquito”, explicou.

Ainda segundo o gerente, algumas estratégias foram adotadas pelo município de Maceió para combater o mosquito Aedes Aegypti, dentre as quais o aumento do número de agentes de saúde nas ruas. “Com a intensificação das ações, aumentamos o número de agentes de 620 para 740, estando 710 agentes em plena atividade”, ressaltou, destacando que as campanhas educativas também serão intensificadas.

O Programa de Controle de Dengue está preparando, para janeiro de 2010, pesquisa para medir o índice de infestação e, a partir daí, serão traçadas estratégias de combate.

NÚMEROS

Segundo dados da Sesau, o último boletim com os casos de dengue em Alagoas mostra que, até o dia 28 de novembro, foram notificados 5.681 casos, dos quais 2.701 foram confirmados e 1.067 estão sob investigação. Da forma grave da doença, foram 126 notificações, 62 confirmados e 27 sob investigação. Nesse período, dois óbitos foram confirmados em decorrência da dengue.