×

Maceió

SMS destaca ações no Dia Nacional de Combate à Tuberculose

Em 17 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Combate à Tuberculose. A data tem o objetivo de alertar a população para a prevenção e o tratamento da doença, quarta maior causadora de mortes entre os males infecciosos no País. A tuberculose também está entre as 10 doenças que mais provocam internações no Brasil, embora o tratamento seja feito de forma gratuita em diversas unidades de saúde.

A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa de Controle da Tuberculose, realiza diversas ações permanentes para diminuir o índice de pessoas acometidas pela doença, agindo tanto na prevenção quanto na cura dos pacientes. Técnicos do programa participaram na manhã desta segunda-feira (17) de uma panfletagem com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para conscientização sobre a doença.

Além disso, as unidades de saúde da capital realizam diariamente a coleta do escarro de pessoas com suspeita de tuberculose. No final do dia, as amostras são recolhidas e levadas ao laboratório do II Centro de Saúde, na Praça da Maravilha (Poço), onde é feito o exame da baciloscopia do escarro.

De acordo com a coordenadora do Programa da Tuberculose da SMS, Tatiana Almeida, o resultado pode sair no prazo de dois a três dias. “Dois motoboys realizam esse trabalho de recolhimento, mas quando há urgência, normalmente o diretor médico da unidade de saúde onde o escarro foi recolhido liga para pedir a urgência, e em caso positivo, o médico já orienta o paciente para iniciar o tratamento imediatamente”, explica.

Alguns pacientes costumam abandonar o tratamento antes do término, isso porque acham que estão curados por apresentarem melhoras significativas nos três primeiros meses. A interrupção do tratamento pode ocasionar resistência aos medicamentos que inicialmente têm uma eficácia bastante significativa. A cura da doença leva seis meses e os antibióticos utilizados são 100% eficazes.

Assim como o tratamento, as medidas de prevenção também são muito importantes no combate à tuberculose. A vacina BCG é eficaz principalmente contra as formas graves em crianças, também é gratuita e cobre quase 100% do território nacional. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids não devem receber a vacina. A prevenção da tuberculose inclui também evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas.

Diagnóstico e Prevenção

A baciloscopia direta do escarro é o método principal no diagnóstico e para o controle de tratamento da tuberculose pulmonar por permitir a descoberta das fontes de infecção, ou seja, os casos bacilíferos. Trata-se de um método simples, rápido, de baixo custo e seguro para elucidação da tuberculose, uma vez que permite a confirmação da presença do bacilo. A amostra de escarro é obtida após esforço da tosse (expectoração espontânea).

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões e tem como sintomas tosse seca com presença de secreção por mais de quatro semanas, cansaço excessivo, fraqueza, palidez, rouquidão, febre, então qualquer paciente que apresentar esses sintomas pode se dirigir às unidades de saúde para entregar a amostra do escarro.

Novo equipamento para detecção de tuberculose

Desde o mês de setembro, a SMS conta com um moderno equipamento que realiza teste rápido molecular para diagnóstico de tuberculose, que é de fundamental importância para a detecção precoce dos casos, bem como a identificação da resistência à Rifampicina, medicamento utilizado no tratamento da doença, proporcionando o tratamento adequado a cada usuário.

O Equipamento Analisador e Extrator de Material Genético para Detecção de Mycobacterium tuberculosis GeneXpert foi doado pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde (MS) e se encontra no II Centro de Saúde de Maceió, localizado na Praça da Maravilha (Poço).

Todas as unidades de saúde do município já foram informadas sobre a chegada do novo equipamento e os pacientes com suspeita da doença podem se encaminhar até a unidade de saúde mais próxima de sua residência para realizar o teste do escarro. A amostra coletada será encaminhada pela própria unidade para o II Centro para a realização dos testes.

De acordo com Beatriz Jatobá, bióloga responsável pela realização dos testes, a grande vantagem desse novo equipamento é sua grande sensibilidade para reconhecer amostras positivas. “Na baciloscopia a taxa de sensibilidade é de 60%, já com a máquina essa taxa sobe para 90%”, pontua.

A máquina, por trabalhar com a análise do DNA do material recolhido, proporciona maior precisão nos resultados e auxilia também no diagnóstico de tuberculose de pacientes com HIV. “O soro positivo não consegue produzir secreção em grandes quantidades e pela máquina apresentar uma sensibilidade maior é detectado com mais facilidade do que na baciloscopia”, finaliza Jatobá.