×

Maceió

SMS de Maceió vai itensificar ações de combate à dengue

Com um trabalho voltado para a redução do número de casos, combate à proliferação de focos do mosquito transmissor da dengue e da febre Chikungunya e conscientização da população para a adoção das medidas de combate e controle das duas doenças, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, da Coordenação de Epidemiologia e do Programa de Controle da Dengue, se prepara para colocar em prática as estratégias de atuação junto à população planejadas para este ano.

agentes endemias

“Além de intensificar as ações de campo, vamos trabalhar no sentido de reforçar a capacitação dos profissionais, tanto os que atuam no atendimento de casos quanto técnicos do Programa e agentes de endemias, procurando garantir maior efetividade às ações implementadas pelo município e tranquilidade à população”, afirma Fábio Henrique Peixoto, do grupo técnico da dengue e Chikungunya na Coordenação de Vigilância Epidemiológica da SMS.

Depois de enfrentar dificuldades no primeiro ano de administração, o que causou prejuízos ao trabalho de campo dos agentes de endemias e, consequentemente, à notificação de casos em 2013, refletindo um aumento do número de casos em 2014 – quando foram retomadas as atividades do Programa – em relação ao mesmo período do ano anterior, a gestão de saúde de Maceió finalizou o ano passado com a notificação de 5.792 casos de dengue, com a confirmação de dois óbitos provocados pela forma grave da doença. Em relação à febre chikungunya, dos 12 casos notificados no município, 4 foram descartados por exame laboratorial e 8 não foram confirmados.

Com a finalidade de combater o ciclo de transmissão da doença e o índice de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti, reduzindo o número de casos, o Programa Municipal de Controle da Dengue também voltará em breve a intensificar suas ações por toda a cidade. As atividades – que incluem a inspeção de domicílios, o tratamento focal (com a eliminação de larvas) e o tratamento perifocal (com a eliminação dos mosquitos) – serão direcionadas a todos os bairros, mas com uma atenção maior naqueles que apresentaram alta incidência de casos para cada 100 mil habitantes.

De acordo com o Boletim Semanal do Programa da Dengue, produzido com base nos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), encontram-se nessa situação os bairros do Benedito Bentes, Centro, Vergel do Lago, Pontal da Barra e Mutange. Além desses, os bairros que apresentam índice de infestação predial igual ou maior que 3% (Jatiúca, Ponta Verde, Cruz das Almas e Farol) também serão considerados prioridade para a atuação das equipes.

As ações do município terão ainda caráter educativo, orientando e conscientizando os moradores, em especial aqueles que residem em locais onde há uma grande necessidade de armazenamento de água, a estarem sempre alertas aos cuidados adequados.

Dia D

Repetindo a ação desenvolvida por todo o país no dia 06 de dezembro, a SMS já deu início à organização das ações do Dia D de mobilização contra a dengue e a febre Chikungunya, que será realizada no Benedito Bentes, no dia 07 de fevereiro, em parceria com o Comitê Municipal de Mobilização para o Controle da Dengue e Riscos Ambientais. Na ação, estão previstos mutirão de limpeza urbana, trabalhos educativos e de conscientização com a população.