A Coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Maceió promove, nesta terça-feira (22), a “Atualização em sala de vacina” destinada a enfermeiros e técnicos de enfermagem das Unidades de Saúde da capital, maternidades e clínicas particulares de vacinação, além da equipe técnica da própria coordenação. O treinamento acontece no auditório da Procuradoria Geral do Município (PGM). O encontro será realizado para discutir as mudanças no quadro vacinal do Ministério da Saúde para 2016.
De acordo com a Nota Informativa 149/2015 do Ministério da Saúde (MS), o calendário vacinal do próximo ano passará por mudanças. A vacina contra a hepatite B é uma das principais novidades, conforme anunciado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e o Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis.
Esta vacina será ampliada independente da idade ou condições de vulnerabilidade. A expansão é motivada pela expectativa e qualidade de vida da população, onde os idosos representam uma parcela crescente. Além disso, a frequência da atividade sexual vem aumentando com grande resistência ao uso de estratégias de proteção. Com isso, aumenta o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis como a hepatite B, e por isso a importância da vacinação universal.
Hepatite A – Haverá alteração da faixa etária para a administração da vacina de 12 meses para os 15 meses. A modificação é pela necessidade de reduzir o número de vacinas injetáveis administradas em uma mesma visita ao serviço de saúde e o desconforto decorrente delas.
HPV- A Vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) terá mudança vacinal para duas doses (zero e seis meses), não sendo necessária a administração da terceira dose. Estudos recentes mostram que o esquema com duas doses apresenta uma resposta de anticorpos em meninas saudáveis de 9 a 14 anos não inferior quando comparada à resposta imune de mulheres de 15 a 25 anos que receberam três doses.
Polio – Vacinação contra a poliomielite também passará por alterações. Haverá mudança com a substituição da terceira dose pela vacina inativada poliomielite. Para outra vacina, a pneumucócica 10 valente, será adotado o esquema básico de duas doses (aos dois e quatro meses) e reforço preferencialmente aos 12 meses ou até os quatro anos de idade.
