×

Maceió

SMS capacita profissionais sobre a Ficha de Notificação de Violência

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura de Paz, da Coordenadoria de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dant) ligada à Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), promoverá duas capacitações sobre o preenchimento da Ficha de Notificação de Violência Doméstica, Sexual e/ou outras Violências.

A primeira ocorre nesta quinta-feira (24), para os assistentes sociais nomeados no último concurso público da Saúde, na sala 02, na sede da Procuradoria Geral do Município (PGM), na Rua Pedro Monteiro, Centro. O segundo treinamento será destinado aos profissionais do II Centro de Saúde, na Praça da Maravilha, Poço, na sede da própria unidade. As duas capacitações ocorrem no horário entre 8h e 12h.

Essas capacitações têm como objetivo apresentar a Ficha de Notificação de Violência a esses profissionais e ressaltar a importância desse instrumento de proteção, pois ao notificar um caso suspeito ou confirmado de violência o profissional poderá acessar toda uma Rede de Proteção e Prevenção para o atendimento integral da pessoa em situação de violência.

A implementação da Notificação Compulsória busca a identificação de perfil epidemiológico de violências doméstica, sexual e outras violências para a tomada de decisões políticas e implementação de políticas públicas mais apropriadas. O Ministério da Saúde (MS) promove cursos de capacitação sobre a Ficha de Notificação Compulsória para gestores estaduais e das capitais, no sentido de implementar e estimular a notificação de casos e/ou suspeitas de violências.

“A notificação de violência nos fornece dados importantes sobre o perfil das vitimas de violência, dos agressores, tipos de violência, esses dados serão necessários para subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas para as pessoas vulneráveis”, conclui a coordenadora da Dant, a assistente social, Rozali Costa.