Capacitação foi no auditório da SMS
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma capacitação para agentes comunitários sobre hipertensão. A atividade, intitulada “Hipertensão, Sal e sua Saúde”, foi promovida pelo Programa Municipal de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) em parceria com o programa de Doenças e Agravos não Transmissíveis (Dantes).
O objetivo da formação foi preparar os agentes para a Semana Mundial de Combate e Controle da Hipertensão, que ocorrerá de 26 a 30 deste mês. Durante a capacitação, os participantes tiveram esclarecimentos de como falar na linguagem dos usuários sobre a preparação dos alimentos, cuidados com a quantidade de sal e o acompanhamento da pressão arterial.
Segundo Thaís Barreto, coordenadora do Hiperdia, a capacitação se estenderá para auxiliares, enfermeiros e médicos. “Começamos com agentes, já que eles são a porta de entrada nas unidades, possuindo um contato direto com a comunidade”, explicou.
HIPERTENSÃO
Também conhecida “pressão alta”, a hipertensão é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg.
A doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles o fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física.
A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável.
