×

Maceió

SMS atualiza profissionais sobre prevenção e tratamento do diabetes

O Programa de Hipertensão e Diabetes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió está promovendo desde esta quinta-feira, a capacitação “Tratamento do diabetes pelas cidades médias brasileiras – um modelo de educação replicável para multiprofissionais”. Ministrada por uma equipe da Federação Nacional de Assistência aos Diabéticos (Fenad), a atividade é direcionada a médicos e enfermeiros do PSF, com o objetivo de capacitá-los para tratar mais adequadamente as complicações do diabetes, acompanhar os pacientes acometidos pela doença e atuar em sua prevenção. A capacitação será encerrada hoje.

Considerada como uma das doenças que mais matam no mundo, o diabetes está sendo trabalhado com os profissionais por meio de palestras, com a abordagem de temas diferenciados como o diagnóstico clínico e laboratorial, insulinoterapia, orientação alimentar, complicações micro e macro vasculares em diabetes, exercício e dieta, atendimento ao paciente diabético no ambulatório, entre outros.

Com os novos conhecimentos, os profissionais que atuam nas unidades do município poderão não só atuar como multiplicadores, orientando os pacientes, especialmente em relação à adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, mas também diagnosticar a doença com maior rapidez e acompanhar melhor o tratamento.

A doença – O diabetes é provocado pela deficiência de produção e/ou ação da insulina; o distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves consequências. Apesar de não apresentar sintomas em muitos dos casos, existem sinais de alerta para o diagnóstico do diabetes, como sede excessiva, vontade de urinar diversas vezes, perda de peso, fome exagerada, infecções repetidas na pele ou mucosas, fadiga inexplicável, demora na cicatrização de ferimentos e dores nas pernas em decorrência da má circulação.

As principais complicações em decorrência do diabetes são derrame, infarto, insuficiência renal, pé diabético (que pode levar à amputação de membros) e cegueira.