Com a expectativa de atingir a meta de imunizar pouco mais de 160 mil pessoas na capital alagoana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), aplicou, somente no primeiro dia da Campanha da Vacinação contra Gripe (Influeza), mais de 2 mil doses (2.398) só nos postos volantes e hospitais da capital.
A campanha teve início nessa segunda-feira (04) e se estende até o dia 22 de maio, tendo como público-alvo crianças de seis meses a menores de 05 anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas (na faixa etária dos 3 aos 59 anos) como cardiopatias, problemas pulmonares, diabetes, Aids e doenças renais crônicas (estes mediante apresentação de comprovação médica).
A coordenadora do PNI da SMS, Eunice Raquel Amorim, reforça a importância da vacina. “O município está reunindo esforços, mais uma vez, para repetir os resultados positivos das campanhas anteriores, protegendo todo o público-alvo contra a doença e reduzindo complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus Influenza”, afirmou.
Para facilitar o acesso da população à imunização, as vacinas, além de se encontrarem disponíveis nas unidades de saúde do município, também se encontram em postos volantes instalados em locais de grande circulação, como shoppings e supermercados.
Postos volantes
Definido para a intensificação e reforço da campanha, o Dia D de mobilização acontece no próximo sábado (09). Neste dia, a vacina ficará disponibilizada, das 8h às 17h, nas unidades de saúde e em postos fixos, que serão instalados em locais estratégicos. Nos postos instalados nos Shoppings Pátio Maceió (Benedito Bentes) e Maceió Shopping (Mangabeiras), nos Hipermercados Extra Farol (Gruta), Hiper Bompreço da Buarque de Macedo (Centro) e supermercados G Barbosa Praia (Cruz das Almas) e Super Giro (Trapiche da Barra) – que funcionarão durante todo o período da campanha – os horários poderão ser um pouco mais estendidos, de acordo com o funcionamento desses estabelecimentos.
Procurando garantir ao público-alvo da campanha sua dose de proteção contra a doença, o Programa também levará a vacinação às casas de longa permanência (abrigos) e unidades hospitalares da capital. A equipe do PNI também já começou a realizar o agendamento de solicitações de aplicação de vacinas em domicílio, promovendo a imunização de idosos que se encontram acamados e, portanto, impossibilitados de se locomoverem até um posto de vacinação. O agendamento dessas visitas pode ser feito pelo telefone 3315-5221, no horário das 8h às 14h.
Contraindicações
Em geral, a vacina é bem tolerada, mas alguns eventos adversos pós vacinação podem ocorrer como reações no local da injeção (sensibilidade, vermelhidão e inchaço) e reações generalizadas, como febre, mal estar e mialgia.
A vacina é contra-indiciada para pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como qualquer componente da vacina. Os usuários que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também não devem tomar a vacina.
