×

Maceió

SMS abre programação do Dia D da vacinação contra poliomielite

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Programa Nacional de Imunização (PNI), realiza hoje, o Dia “D” de vacinação contra a poliomielite. A abertura oficial aconteceu na Unidade de Saúde Ib Gatto Falcão, na Colina dos Eucaliptos.

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite segue até o dia 25 de setembro. A meta da SMS é atingir 95% da população infantil do município. A campanha é coordenada, em todo o País, pelo Ministério da Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, que compareceu a abertura da campanha, reforça a importância da vacinação para as crianças menores de cinco anos. “Nós fazemos a nossa parte, mas é imprescindível que a população nos ajude a atingir a meta. Para isso acontecer, pedimos aos pais que tragam seus filhos a uma unidade próxima da sua residência para receberem a dose da vacina”, afirmou Lins.

Para o Dia “D”, a SMS está mobilizando 526 vacinadores, que estarão nos 190 pontos espalhados por toda cidade, facilitando o acesso para toda a população. Estão sendo disponibilizadas 87.700 doses da vacina.

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Maceió, Juliana Cavalcante Barros, o município está reunindo todos os esforços para repetir os resultados positivos das campanhas anteriores.

PROGRAMAÇÃO

A programação inclui a disponibilização de pontos estratégicos em locais de grande movimentação: Amanhã (20), na Avenida Sílvio Viana, na Ponta Verde, das 9h às 17h; nos dias 21 e 22, uma equipe também garantirá a imunização para as crianças no Shopping Miramar, das 9h às 17h.

Dia 21, a equipe se deslocará para as comunidades da Coca-Cola e de Jaraguá; e no dia 22, estará na Vila Emater.

A DOENÇA

A poliomielite, ou “paralisia infantil”, é uma infecção viral aguda, causada por um poliovírus. Sua porta de entrada é a boca, percorrendo o corpo através do sistema sanguíneo.

Atualmente, a poliomielite é uma doença erradicada no Brasil. O último caso registrado ocorreu em Souza, na Paraíba, em 1989.

A vacina, desenvolvida pelo renomado pesquisador medicinal polonês-americano Albert Bruce Sabin, não possui contra-indicações absolutas, devendo ser evitada apenas nos casos de hipersensibilidade a alguns dos seus componentes, em crianças imunologicamente deficientes ou quando a mesma apresenta febre acima de 38º, vômitos ou diarréia.