A abertura do Dia D de vacinação contra a poliomielite e de seguimento contra o sarampo, na cidade de Maceió, aconteceu neste sábado às 8h, na Unidade de Saúde Ib Gatto Falcão, no bairro Colina dos Eucaliptos. Na capital alagoana, a campanha vai até às 17h e a meta é atingir um percentual de 95% de imunização da população alvo.
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Programa Nacional de Imunização (PNI), informa que todas as crianças menores de cinco anos devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil, e crianças de um ano e menores de sete anos também vão receber a vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba.
De acordo com a SMS, as crianças com febre acima de 38 graus ou com alguma infecção devem ser avaliadas por um médico antes de procurar os postos de saúde. Também não é recomendado vacinar crianças com problemas de imunodepressão (como pacientes com câncer e Aids) ou que já apresentaram reação alérgica a doses anteriores da vacina.
Doenças:
A poliomielite é uma doença que pode causar paralisia infantil, e embora o último caso no país tenha sido registrado há mais de duas décadas, o vírus ainda circula em algumas partes do mundo. Por isso é importante manter a vacinação em dia, para evitar que o vírus volte a circular no país.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda de natureza viral grave transmissível e extremamente contagiosa. Ela é caracterizada pela pele avermelhada, que provoca o comprometimento de vários órgãos. Entre os seus principais sintomas, estão febre muito alta, tosse intensa, coriza e conjuntivite.
Quanto à rubéola, é caracterizada como uma doença infecciosa, causada por vírus e que acomete adultos, mas, principalmente as crianças. Seus principais sintomas são manchas na pele e febre alta e, quando atinge as gestantes, pode resultar na má formação do feto.
A caxumba, também conhecida como papeira, é uma doença viral, com grande capacidade de transmissão, que acontece por meio da saliva e gotículas aéreas. Ela também pode ser transmitida de mãe para filho, durante a gravidez, podendo causar abortos espontâneos e seu principal sintoma é o aumento exagerado da região do pescoço, das glândulas salivares, e dos testículos, além dos ovários.
Confira os locais onde as crianças estão sendo atendidas hoje:
Shoppings Maceió (antigo Iguatemi) / Pátio (Benedito Bentes) / Miramar (Barro Duro); GBarbosa (Praia e Stella Maris); Hiper Bompreço (Ponta Verde, Pajuçara, Farol e Gruta); supermercados Extra, Super Giro e Sertanejo; Loja Tupan ; Casa Vieira (Farol); Sesc Poço; Lacen /Cerest; drogarias São Luiz (Avenida Deputado José Lages), Droga C e Barros (Sanatório); Federação Alagoana de Vela e Motor; Loja Maçônica Rosa Cruz; e Farmácia do Beto.
