×

Maceió

SMS abre acesso a banco de dados sobre mortalidade e nascidos vivos

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), por meio da Coordenação de Sistemas de Informação (Cosinf) e da Coordenação de Informática, está disponibilizando, através do seu site oficial, consultas e inclusões a banco de dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

Implantado em novembro de 2010, o serviço permite que hospitais, núcleos de vigilância, IML e serviço de verificação de óbito (SVO) acessem o banco de dados desses sistemas, através de uma senha, para a digitação e consulta. A iniciativa torna Maceió o único município do Norte e Nordeste a trabalhar on-line com unidades de saúde descentralizadas.

Atualmente, a Maternidade Escola Santa Mônica, o Hospital Universitário, Hospital Unimed, IML e o Serviço de Verificação de Óbito – que são unidades de saúde descentralizadas – trabalham com o Sinasc e o SIM, através de digitação e consultas ao banco de dados. Com isso, as declarações de óbito entram mais rápido no sistema, ajudando no cumprimento do prazo de trinta dias para os registros de morte materna, menor de um ano e mulheres em idade fértil e fetal, e sessenta dias para os demais, como estabelece a Portaria Nº 116 de 11 de fevereiro de 2009.

O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) propicia um aporte significativo de dados sobre nascidos vivos, com suas características mais importantes com sexo, local onde ocorreu o nascimento, tipo de parto e peso ao nascer, entre outras. Com a criação do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), foi possível a captação de dados sobre mortalidade, de forma abrangente e confiável, para subsidiar as diversas esferas de gestão na saúde pública. Com bases nessas informações, é possível realizar análises de situação, planejamento e avaliação das ações e programas na área.