Membros da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) reuniram-se com proprietários de bancas de revistas situadas do Centro comercial de Maceió para discutir irregularidades cometidas pelo setor na área do popular ‘calçadão’.
A reunião teve como objetivo orientar os comerciantes sobre as normas estabelecidas pelo Código de Posturas do Município para esse tipo de atividade. Um dos dispositivos do Código proíbe a exposição de produtos do lado externo das bancas, prática comum atualmente.
Muitos proprietários já haviam sido notificados nos últimos meses por estarem ocupando de forma irregular o passeio público, distribuindo nas imediações das bancas expositores e até mesmo pequenos refrigeradores, equipamentos que dificultam o fluxo de pessoas no calçadão.
Os donos de banca reconheceram que há muito material exposto do lado de fora dos estabelecimentos e concordaram que a mudança é necessária, segundo a SMCCU.
Para garantir o acesso aos portadores de deficiência motora, a prefeitura também estuda a possibilidade do uso de alguns expositores afixados nas paredes das bancas, mas nada que atrapalhe o público que circula no calçadão.
Todos os comerciantes têm até o dia 15 de maio – quando os ambulantes deixarão as ruas do Centro para se instalarem no Shopping Popular – para adequar seus estabelecimentos ao que determina o Código de Posturas.
