A Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) manterá cerca de 100 fiscais atuando durante os festejos carnavalescos da capital. O órgão pretende fazer o ordenamento dos ambulantes e garantir o uso adequado do espaço público por blocos e agremiações de diferentes bairros.
De acordo com o diretor de fiscalização, Jamerson Oliveira, continua proibida a venda e consumo de bebidas em garrafas de vidro e churrasquinhos em espetos de madeira. Ele afirma que essa determinação vale tanto para os vendedores ambulantes como para a população em geral e tem o objetivo de preservar a segurança dos foliões.
O diretor ressaltou ainda que a superintendência estará nas ruas de forma descentralizada com várias equipes de fiscalização em bairros que terão Carnaval, como Ponta Grossa, Clima Bom, Benedito Bentes I e II, Ipioca, Jacintinho, Jatiúca, Pajuçara, Pontal da Barra e Fernão Velho.
Além do ordenamento dos ambulantes, a SMCCU vai fiscalizar o cumprimento dos horários de início e término dos blocos cadastrados que irão desfilar nas vias públicas. Será observado se o bloco tem autorização para desfilar e se está cumprindo todos os requisitos acordados junto ao poder público.
As ações da superintendência seguem as determinações de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público Estadual e outros órgãos, para manter as festas carnavalescas organizadas em todos os locais da cidade.
