Mais agilidade e uma força de trabalho equivalente a 20 homens. Estas são algumas das vantagens obtidas pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), ao utilizar uma varredeira mecânica de última geração para efetuar o trabalho de varrição nas ruas da capital.
A varredeira mecânica é responsável por realizar, ao mesmo tempo, o trabalho de varrição e coleta. A Diretoria de Planejamento da Slum define quais as áreas de cidade que devem contar com a presença do equipamento durante a semana e quais as ruas que necessitam mais de uma grande ação de limpeza.
Segundo o superintendente de Limpeza Urbana de Maceió, Ernande Baracho, além da varredeira mecânica, equipamentos como uma capinadeira e trituradora mecânicas auxiliam, consideravelmente, o trabalho dos agentes de limpeza na cidade. “Equipamentos deste porte deixam o trabalho mais rápido, eficiente e permitem que alcancemos mais ruas em menor espaço de tempo”, elogia Ernande Baracho.
Outro fator positivo da utilização de máquinas deste porte é a possibilidade de remanejar mais agentes de limpeza para outras ações, já que a varredeira possui a força de trabalho de 20 homens. Ao final de cada dia, a varredeira mecânica coleta, em média, 25 toneladas de lixo e entulhos.
MUTIRÕES DE LIMPEZA
Até a próxima sexta-feira (18) a Slum irá divulgar onde será realizada a próxima etapa dos mutirões de limpeza.
Todos os finais de semana, um “batalhão” de agentes de limpeza vai às ruas de localidades previamente escolhidas para efetuar todas as ações de manutenção da limpeza,.os agentes efetuam capinação, varrição, pintura do meio-fio, poda e retirada de lixo e entulhos.