A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) continua realizando, nesta semana, uma grande operação na Avenida Amélia Rosa, na Jatiúca. A ação envolve cerca de 50 agentes, que estão com a missão de cumprir três objetivos: limpeza urbana, fiscalização e educação ambiental.
Segundo o superintendente adjunto do órgão, José Roque da Silva, só neste mês a Slum realizou ações integradas desse porte no Vergel e no Poço. Ele enfatizou que tão importante quanto deixar as ruas da cidade limpas é trabalhar para garantir que entulhos não sejam jogados em terrenos públicos, orientando a população sobre os malefícios causados em virtude de depósitos inadequados do lixo.
“Não estamos deixando nenhuma área da avenida sem receber as ações de manutenção da limpeza que são necessárias. Além disso, estamos investindo pesado na fiscalização de áreas como canteiros, praças e terrenos baldios, para evitar que se transformem em depósitos irregulares de resíduos sólidos”, disse ele.
Equipes de educação ambiental também trabalham na conscientização da população sobre a coleta seletiva. Materiais educativos estão sendo distribuídos, explicando para os moradores o tempo de decomposição de alguns resíduos, como pneus, garrafas pet, vidros, alumínio, entre outros.
Agentes da Diretoria de Operações Especiais da Slum estão participando da ação e fiscalizam se moradores e, principalmente, comerciantes da região estão utilizando calçadas e terrenos como depósitos irregulares de lixo. “Estamos notificando e orientando que esta é uma prática irregular. Caso voltem a cometer a mesma infração, serão autuados dentro das normas do Código Municipal de Limpeza Urbana”, afirmou José Roque.