Após as chuvas, o trabalho da Superintendência de Limpeza Urbana (Slum) continua intensificado. Equipes realizam atividades de remoção de entulhos e varrição nos bairros de Rio Novo, Mutange. Em Bebedouro, nas comunidades de Flexal de cima e de baixo, e também no Alto da Alegria e da Boa Vista. As ações seguem durante toda a manhã, com reforço durante esta semana.
A programação é preventiva de atendimento imediato da Slum e demais secretarias e da Defesa Civil. Desta maneira, a Slum vem contribuindo para minimizar os danos à população e os transtornos causados em função do alto índice de precipitação aferido na cidade na semana passada.
Nas últimas quinta e sexta-feiras (4 e 5), a superintendência deslocou cerca de 100 agentes de limpeza e uma série de equipamentos e veículos para auxiliar nos trabalhos junto a Defesa Civil no apoio a famílias desabrigadas, realizar a supressão de árvores caídas e reforçar a limpeza de pontos críticos o Riacho do Salgadinho, o Riacho de Águas Férreas (Cruz das Almas) e o Rio Jacarecica, além de pontos de deslizamento em grotas e encostas.
Mesmo com a trégua das águas, a Slum continua em alerta e reforça a atuação preventiva em diversos pontos da cidade. Durante todo o dia de hoje até o fim de semana, as equipes continuarão a monitorar as áreas mais críticas.
Somente na quinta-feira (04), um contingente de 50 agentes foi deslocado para o Riacho do Salgadinho. Outros 40 auxiliaram as equipes da Defesa Civil e na limpeza de localidades afetadas pela queda de barreiras. Hoje, o efetivo foi redistribuído, com 20 pessoas no Salgadinho e outras 10 para o Riacho de Águas Férreas. Também houve apoio para remoção de bens de famílias desabrigadas e limpeza de áreas no Jacintinho, Alto da Boa Vista, Mutange, Chã da Jaqueira, na Grota Santa Helena e na Grota Santo Amaro.
As equipes atuaram nesta quinta-feira na Grota da Alegria, na AL 101 Norte – entre Cruz das Almas e Garça Torta – e na Ladeira Geraldo Melo, no Farol, para realizar a remoção de material carreado para as vias.
Queda de árvores e monitoramento
A Slum também foi acionada para a remoção de material e supressão de 15 árvores, sendo seis delas somente no Vergel do Lago. Hoje, está sendo feita a remoção de três árvores restantes, em que foram removidos inicialmente ontem apenas galhos para liberar as vias.
Já no caso da Av. Pierre Chalita, a operação ficou sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Infraestrutura (Seminfra).
No Rio Jacarecica, uma confluência de fatores levou ao transbordamento em alguns pontos: a alta da maré com o grande volume de água trazido pelas chuvas. O material que desceu rio abaixo também provocou pontos de obstrução em que as equipes trataram de remover ontem e que esteve sob avaliação sob todo o dia de hoje. No caso de detecção de pontos críticos, as intervenções farão parte de cronograma de vistoria em outros bairros, como Fernão Velho e Rio Novo.
