×

Maceió

Slum reforça ações de limpeza para minimizar efeitos das chuvas

Atuar de forma preventiva vem sendo a principal arma da Prefeitura de Maceió para evitar transbordamentos e alagamentos nas ruas da capital. Por isso, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) vem realizando ações de limpeza, desassoreamento e manutenção nos principais canais e rios da cidade.

Segundo o superintendente da Slum, José Roque da Silva, apostar na prevenção é fundamental para evitar que muitos bairros da cidade fiquem inundados. “Graças a um trabalho que vem sendo realizado durante o ano todo, nós conseguimos evitar maiores transtornos. Algumas situações fogem ao controle em virtude da quantidade de chuva que caiu em Maceió nos últimos dias ter sido acima da média. Ainda assim, passamos por fortes chuvas e nenhuma fatalidade foi registrada na capital”, disse ele.

Um dos principais focos de trabalho da Slum continua sendo o Rio Jacarecica, que desde o mês de abril tem em seu leito uma draga de cabo removendo a terra trazida pelas chuvas que caíram na região nas últimas semanas. Recentemente o prefeito Cícero Almeida esteve no local para conhecer os detalhes sobre o planejamento da ação no Rio Jacarecica e aproveitou a ocasião para interagir com moradores da região que sofreu alagamento por conta do grande volume de água que desceu da região do Tabuleiro.

Conforme o planejamento da Divisão de Limpeza e Canais da Slum, a dragagem deve consumir quatro meses de trabalho. Ao todo, ela irá percorrer 1.500m rio acima, para que o leito recupere parte de sua profundidade e possa suportar a carga de água despejada durante as chuvas mais intensas.

Além dessa ação, a Slum possui equipes no canal de Guaxuma, Vale do Reginaldo e no Riacho da Silva. Os agentes de limpeza irão permanecer nesses locais até o final do inverno, atuando de forma preventiva contra alagamentos nas ruas da cidade.