Agentes trabalharam na limpeza da orla
Com uma atuação planejada e eficiente, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) garantiu que a cidade e os locais onde foram realizados os festejos oficiais pela Prefeitura estivessem limpos nas primeiras horas da manhã de 2014.
No total, a Slum informa ter recolhido aproximadamente 150 toneladas de resíduos nos principais locais de festa – Alto de Ipioca, Mirante do Jacintinho, Benedito Bentes, Osman Loureiro e orla da capital. Somente no trecho entre Jaraguá e Guaxuma foram recolhidas 95 toneladas de lixo decorrente do réveillon.
Ao todo, 600 agentes trabalharam na virada do dia 31 de dezembro para 01 de janeiro. Somente para a orla foram deslocadas 400 pessoas para realizar serviços de varrição, acondicionamento, coleta de resíduos e lavagem de vias.
A atuação da Slum foi destaque na imprensa local, em reportagens que atestaram as boas condições de limpeza de Maceió no dia 01 de janeiro de 2014.
O superintendente Gustavo Novaes acredita que a meta planejada inicialmente foi alcançada. “Até as nove horas da manhã do dia seguinte [aos festejos] estávamos com a cidade em condições normais. Isso envolveu um contingente grande de pessoas por que o descarte é grande e os tipos de resíduos são diferentes dos habituais”, comentou.
Outra estratégia que surtiu o efeito esperado foi a mudança no dia da coleta domiciliar de segunda para o domingo, excepcionalmente no fim de semana que antecedeu a virada do ano. “Conseguimos trazer a cidade limpa já na terça-feira, no dia 31 de dezembro”, apontou Novaes. O método facilitou a atuação das equipes que, em número mais reduzido, também realizaram serviços durante os eventos. O contingente maior entrou em operação a partir das 05h da manhã.
