×

Maceió

Slum realiza mutirão de limpeza neste sábado, 22

A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) realiza mutirões neste sábado (22). A partir das 07h30, 80 agentes darão sequência à Operação Inverno, com serviços de varrição, capinação, pintura de meio-fio e retirada de resíduos das encostas e ruas do Flexal de Cima e do Flexal de Baixo, em Bebedouro.

“Já que iniciamos uma atuação nas áreas de encosta que estão na bacia da orla lagunar na semana passada, na Grota de Santa Helena e na Grota do Santo Amaro, a ideia agora é fazer no Flexal de Cima, em Bebedouro”, explicou Gustavo Novaes, superintendente da Slum.

Após a conclusão dos serviços neste fim de semana, a Operação Inverno entra na reta final, com uma terceira parte de trabalhos a serem realizados nas encostas que vão do Mutange até a Gruta do Padre, no Bom Parto. A previsão é que os serviços sejam retomados em abril.

“Temos outra frente no Vale do Reginaldo”, complementou o superintendente. “Fizemos a Grota do Aterro, fizemos a Grota do Estrondo e continuamos subindo em direção ao Ouro Preto. Na outra semana, devemos retornar para essas outras áreas, quando vamos focar tanto no Canaã quanto na Grota do Ouro Preto para tentar em mais duas ou três semanas fechar a Operação Inverno naquelas áreas que derivam para o Riacho do Salgadinho”, estimou Novaes.

Com as ações preventivas finalizadas até o mês de abril, o objetivo da Slum para atuação durante o período de chuvas será de ordem corretiva. “A gente sabe que apesar do esforço grande em tentar reduzir qualquer efeito de descarte irregular nestas áreas, eles ainda assim vão continuar existindo. É uma questão de educação ambiental da população, mas talvez a gente tenha retirado alguns focos que poderiam trazer riscos para este período”, avaliou o gestor.

Demanda comunitária

O outro mutirão que ocorre neste fim de semana também será realizado na parte alta da cidade, nos conjuntos Gama Lins e Denisson Menezes. Por lá, mais 80 agentes irão realizar os serviços de limpeza nas ruas da localidade.

No início do de março, houve uma atuação da Limpeza Urbana nos conjuntos Eustáquio Gomes e Inocoop, que são áreas vizinhas. “Tivemos uma interrupção e retomamos agora para tentar fechar aquela parte poligonal na região alta da cidade, dando uma melhor atenção àquela área”, comentou o superintendente da Slum.

A ação foi motivada a partir de uma demanda comunitária. “É uma área que infelizmente carece de melhorias de infraestrutura e isso, de certa forma, contribui para melhorar um aspecto negativo que observamos por lá”, concluiu o gestor.