Uma ação para evitar que resíduos sólidos sejam jogados em terrenos baldios ou obstruam as vias públicas. Foi com este objetivo que a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), em parceria com a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMMCU) e a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), realizou uma operação de fiscalização nos bairros do Prado, Vergel e Ponta Grossa.
Durante esta sexta-feira (23), as equipes percorreram as principais ruas dos bairros envolvidos nessa etapa da operação, identificando qualquer ponto que estivesse recebendo entulhos de maneira inapropriada. Os donos eram notificados para efetuar a remoção dos resíduos através de empresas licenciadas e autorizadas pela Prefeitura de Maceió.
O diretor de Operações Especiais da Slum, Pablo Ângelo, explicou que a fiscalização segue as normas do Código Municipal de Limpeza Urbana. “Estamos fazendo valer os artigos 41 e 42 do código que, entre outras coisas, estabelecem que terrenos devem ser mantidos capinados e em perfeito estado de limpeza e também que é de responsabilidade do proprietário manter sua calçada limpa e livre de entulhos”, disse.
A fiscalização foi realizada em pontos comerciais e em residências que estavam em reforma e depositavam os resíduos nas calçadas, obstruindo a passagem de pedestres e causando transtornos aos moradores.
Nas próximas semanas, outras regiões da capital vão passar pela mesma operação, que será realizada pela Prefeitura constantemente. Qualquer informação referente à remoção de resíduos sólidos pode ser obtida através do Disque Lixo, pelo telefone 3315-2600.
