A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) instalou redes de contenção em dois pontos do Riacho Salgadinho para reter todo o material flutuante que é jogado ao longo do canal, evitando que os detritos cheguem até a praia. As redes estão instaladas próximo ao Posto Tiradentes e ao prédio do Ministério Público Estadual.
Segundo o diretor de Operações da Slum, Pablo Ângelo, com esse sistema estão sendo retiradas cerca de 2,5 toneladas de detritos do leito do riacho diariamente. Ele explicou que o sistema de redes é usado durante o período de verão, quando o volume do riacho é menor. As redes impedem a passagem de material sólido, que depois é retirado pelas equipes da superintendência. Esse trabalho melhora as condições de limpeza na Praia da Avenida.
MUTIRÕES
O bairro do Rio Novo e o Conjunto Graciliano Ramos, no Tabuleiro, serão beneficiados neste sábado (7), com mutirões de limpeza. No Rio Novo, o trabalho será feito pelas equipes da empresa Viva Ambiental, enquanto que as ações no Graciliano Ramos ficarão a cargo dos agentes da Limpel.
Além dos serviços de varrição, capinação e retirada de entulhos, os mutirões contarão com a pintura de meio-fio e um trabalho de educação ambiental a ser feito com os moradores das duas comunidades. Haverá também, a participação de técnicos da Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima), que providenciarão a troca de lâmpadas queimadas nos postes.
Ao todo, cerca de 100 pessoas devem participar dos mutirões, que terão início às 7h30 e prosseguirão até as 16h30.