A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) iniciou, esta semana, uma grande operação na região do Dique-Estrada, no Vergel do Lago. A ação envolve cerca de 50 agentes, que estão com a missão de cumprir três objetivos: limpeza urbana, fiscalização e educação ambiental.
Segundo o superintendente-adjunto do órgão, José Roque da Silva, ações integradas como esta serão realizadas mais frequentemente na capital. Ele enfatizou que tão importante quanto deixar as ruas da cidade limpas, é trabalhar para garantir que entulhos não sejam jogados em terrenos públicos e que a população seja orientada dos malefícios do depósito inadequado do lixo.
“Temos o trabalho de limpeza da cidade como nossa principal missão, e atuamos incansavelmente nisso. Mas não podemos descuidar de questões importantes como deixar os moradores cientes dos dias que é realizada a coleta domiciliar em seu bairro”, afirmou Roque complementando que isso impede que o lixo fique exposto na rua mais tempo do que o necessário, causando mal cheio, poluição visual e proliferação de insetos, entre outras consequências.
Equipes de Educação Ambiental também trabalham na conscientização da população sobre a coleta seletiva. Materiais educativos estão sendo distribuídos, explicando para os moradores do Dique-Estrada o tempo de decomposição de alguns resíduos, como pneus, garrafas pet, vidros, alumínio, entre outros.
Agentes da diretoria de Operações Especiais da Slum estão participando da ação e fiscalizam se moradores da região estão utilizando calçadas e terrenos como depósitos irregulares de lixo. “É um trabalho voltado para fazer valer as normas do Código Municipal de Limpeza Urbana”, afirma José Roque.