×

Maceió

Slum fará a supressão de 89 árvores no canteiro central da BR 104

Entre as atribuições da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) figuram a supressão e remoção de árvores em risco de queda. Na manhã desta quarta-feira (07), uma operação dará início a retirada de 89 árvores situadas no canteiro central da BR-104, no trecho entre o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o bairro da Forene.

Cinco equipes de poda e supressão serão deslocadas para o local. “Será uma operação demorada. Precisaremos interromper temporariamente o fluxo da via de acordo com a avaliação dos técnicos junto com a PRF”, explica Gustavo Novaes, superintendente da Slum.
Embora demande tempo, a operação não será contínua. A cada semana, será programado um dia para dar continuidade aos trabalhos até a retirada da última árvore. “À medida que formos avançando, vamos programando as outras inserções”, informa o superintendente.

A supressão de árvores ocorre mediante avaliação da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), que encaminha os processos periodicamente para a Slum executar o serviço.

A partir de uma demanda da população, que alertara previamente sobre os riscos oferecidos por algumas árvores situadas na BR-104, a Sempma foi ao local, constatou os riscos e encaminhou no final do último mês de julho o parecer para a remoção.

“Não é que as árvores estejam comprometidas. Mas são árvores que eventualmente podem trazer algum risco”, esclarece Gustavo Novaes. “Elas se apresentam em bom estado, mas como possuem porte muito elevado, como o eucalipto, sempre há o risco de tombamento em períodos de chuvas e ventos fortes”, aponta.

Por fim, salienta-se que o parecer da Sempma também determina que a cada árvore suprimida três sejam replantadas. A própria Sempma fará o trabalho de replantio ao término da operação.