A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) vai realizar, nesta sexta-feira (24), a última das três assembleias voltadas para a ampliação da coleta seletiva nos bairros do Benedito Bentes e Santa Lúcia. O evento será promovido no Clube da Associação do Ministério Público Estadual, localizado na Avenida 101 Norte, em Jacarecica, a partir das 9h.
Além de apresentar o projeto de ampliação da coleta seletiva, que conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a assembleia vai apresentar como será feita a organização dos catadores para trabalhar nos galpões de extensão da Cooperativa de Recicladores de Alagoas (Cooprel).
Segundo a assessora técnica da Slum, Nadja Barros, esse é um trabalho técnico social no âmbito do convênio celebrado entre o município e o Ministério das Cidades para construção de dois galpões de triagem de material reciclável: um no bairro Benedito Bentes e outro no bairro Santa Lúcia.
Nadja ressaltou que desde o início deste ano os catadores vêm realizando cursos de capacitação para que entendam como funciona uma cooperativa e quais os seus direitos e deveres.
“Para esta última assembléia, iremos trabalhar com um total de 126 catadores. Vamos apresentar a ampliação da coleta seletiva e tirar quaisquer dúvidas que os catadores tenham sobre o projeto”, disse ela.
A Slum já realizou duas assembléias para tratar do projeto este mês. A primeira foi realizada no bairro de Santa Lúcia, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora das Dores; a segunda aconteceu no auditório do Colégio Fantástico, no Benedito Bentes.