×

Maceió

Slum discute ampliação da coleta seletiva de resíduos

A terceira etapa do Grupo Gestor de Fomento da Coleta Seletiva dos Resíduos Recicláveis de Maceió foi realizada hoje. Na ocasião, a Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) discutiu com mais de 50 instituições envolvidas nesse processo formas para implementar ações que já foram definidas em reuniões anteriores. A meta é ampliar a coleta seletiva e legalizar as cooperativas de catadores de lixo que existem na capital.

O coordenador de Controle Ambiental da Slum, Gabriel Campana, informa que atualmente alguns bairros de Maceió já trabalham com a coleta seletiva. Jacarecica, Pitanguinha, Trapiche da Barra, Sella Maris e Cruz das Almas são alguns deles. O percentual dos envolvidos, porém, representa apenas um por cento, o que é considerado muito pouco.

“É justamente por isso que estamos aqui. Nossa meta é trabalharmos em parceria para que as cooperativas de catadores de lixo sejam ampliadas e, assim, também aumentar a quantidade de bairros envolvidos nesse processo”, explicou Campana.

Nessa etapa de trabalho, estão sendo definidos módulos de postos de entrega voluntário e modelos de carrinhos de catadores. Também estão sendo legalizadas as cooperativas existentes e ampliada parcerias com grandes geradores O cadastro de catadores de rua e o levantamento de áreas públicas para receber centrais de triagem são outras frente de trabalho.