A conscientização e o monitoramento permanente são as medidas adotadas pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) para diminuir a quantidade de lixo gerada pelos banhistas. Há três semanas os garis que atuam na limpeza da orla passaram a distribuir sacolas aos frequentadores da praia. Na abordagem, eles enfatizaram a necessidade de as pessoas acondicionarem corretamente os resíduos produzidos.
Nas sacolas foi estampada a mensagem para a preservação da limpeza da praia, principalmente quanto ao descarte de embalagens plásticas, de refrigerante e copos descartáveis. A iniciativa foi bem recebida pelos banhistas, que, em alguns casos, já estavam com suas próprias sacolas para a coleta do lixo.
Os garis também percorreram os trechos de praia . De acordo com as primeiras informações repassadas pelos próprios garis, a iniciativa conseguiu reduzir de modo significativo a quantidade de lixo, antes deixado exposto na areia.
A campanha de conscientização vai continuar, principalmente nos finais de semana, quando a frequência de banhistas aumenta. Os trabalhadores ambulantes também foram sensibilizados para a necessidade de preservar a limpeza da área onde trabalham e incentivar os clientes a acomodar o lixo em local adequado. Assim, evita-se o risco de os resíduos serem arrastados pelo aumento da maré.