As equipes da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) continuam desenvolvendo o trabalho de desassoreamento do Riacho Salgadinho, iniciado esta semana. As ações acontecem no trecho compreendido entre o Viaduto Ib Gatto Falcão, no Poço, até a foz do riacho, na Praia da Avenida, e tem por objetivo retirar lixo e detritos que são despejados ao longo do riacho, deixando o canal desobstruído para que o fluxo de água e esgoto possa correr de maneira mais rápida.
“Por diversas vezes a Slum já executou esse serviço no riacho e a população que ocupa o espaço ao longo do canal precisa se conscientizar cada vez mais sobre a importância de evitar despejo de lixo e outros materiais nas águas do Salgadinho, uma vez que esse tipo de comportamento só traz prejuízos e influi também na saúde da população”, afirma José Roque da Silva, superintendente da Slum.
MUTIRÕES
Semanalmente, a Slum realiza mutirões de limpeza em diferentes pontos da capital, principalmente na periferia. Essas ações são desenvolvidas em parceria com outros órgãos da administração municipal, como Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima) e da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).
Agentes da Slum realizam serviços de capinação, varrição, pintura de meio-fio e retirada de lixo e entulhos, que, somados às ações diárias, deixam as ruas sempre limpas. Equipes da Sima efetuam a troca de lâmpadas e luminárias defeituosas, após levantamento técnico realizado para detectar quais os equipamentos que necessitam de reparos e como melhorar o potencial de iluminação nas ruas
Os técnicos da Sempma executam a poda de galhos de árvores que estão encostados em fios da rede elétrica para evitar problemas que prejudiquem a iluminação pública.
