×

Meio Ambiente

Site do IMA é referência entre as plataformas de Alagoas

Site do IMA é referência entre as plataformas de Alagoas

Elaborado para oferecer o máximo de conteúdo e serviços possíveis à população alagoana, o site do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) é um dos portais mais completos do setor público do Estado. A plataforma oferece informações referentes à documentação, consultas e serviços à distância, evitando a ida ao Instituto e agilizando os processos.

Segundo o webdesigner responsável pela elaboração do site, Arthur Paredes, foi feita uma análise aprofundada do portal anterior e todo o seu conteúdo foi remapeado. “Em seguida foi pensada a usabilidade, plataforma e sua linha visual de acordo com a nova proposta de comunicação. Todo o processo levou cerca de três meses”, disse.

Outro grande diferencial do site ima.al.gov.br são os hotsites elaborados para projetos específicos do órgão. “Cada projeto especial do Instituto ganha seu próprio site, com um design diferenciado e focado em um público específico. Um exemplo é o hotsite do projeto Alagoas Mais Verde, onde você pode acompanhar, sempre atualizado, a plantação de mudas nos municípios alagoanos”, destacou.

Ainda de acordo com Paredes, além dos hotsites, alguns serviços merecem destaque pela sua exclusividade, como a consulta de débitos ambientais, o sistema interativo para verificar se a propriedade está inserida em uma Unidade de Conservação, além da emissão de Boletos Online, que garante ao usuário o conforto de gerar seu boleto sem precisar sair de casa.

Novidades

Recentemente dois hotsites foram lançados dentro do portal: o Selo da Construção Civil e o Selo dos Postos de combustíveis, onde os interessados podem verificar os benefícios e critérios para obtenção dos certificados. O menu de conteúdos também foi reestruturado para facilitar a interação do usuário com a plataforma.

De acordo com Paredes, o conteúdo é atualizado com frequência, principalmente a parte de Legislação e Licenciamento. “Estamos focados agora na melhoria do design e acessibilidade do site, e, em breve, tornaremos cada vez menos necessária a ida do cidadão à sede do Instituto”, afirmou.