Skip to content

Sisu 2024 oferta mais de 7 mil vagas em instituições públicas de Alagoas

  • Home
  • Alagoas
  • Sisu 2024 oferta mais de 7 mil vagas em instituições públicas de Alagoas

Blog

Sisu 2024 oferta mais de 7 mil vagas em instituições públicas de Alagoas

Após a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), chegou a hora de os candidatos se inscreverem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e concorrerem a uma vaga em uma instituição de ensino superior. As inscrições tiveram início ontem, segunda-feira (22) e prosseguem até o dia 25.

Em Alagoas, são 7.558 vagas distribuídas entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Universidade Estadual de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas (Uncisal).

Confira na lista:

Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – 5.423 vagas para 109 cursos de graduação;

Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) – 1.115 vagas para 33 cursos de graduação;

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – 640 vagas para 14 cursos de graduação;

Universidade Estadual de Ciências da Saúde Alagoas (UNCISAL) – 400 vagas para 10 cursos de graduação.

A inscrição é gratuita, podendo ser realizada por todos os alunos que participaram do Enem 2023 (sem ser na condição de “treineiro”) e tenham obtido nota acima de zero na prova de redação. Sendo assim, basta acessar o site https://acessounico.mec.gov.br/sisu e selecionar o curso desejado. É possível, ainda, escolher por duas opções de curso e mudá-las enquanto durar o período de solicitação do Sisu.

O que muda esse ano?

O Sisu 2024 vem com novidades em relação aos anteriores. Uma delas é que agora o sistema tem edição única, ou seja, não haverá outro processo seletivo no meio do ano.

No entanto, isso não afeta o número de vagas a serem ofertadas, a quantidade continua sendo a mesma, apenas passando a serem disponibilizadas todas de uma vez no início do ano.

Outra novidade é que a Lei de Cotas foi atualizada. Isso quer dizer que, a partir do Sisu 2024, os cotistas passam a concorrer também às vagas da ampla concorrência, e apenas quando essas forem preenchidas, são abertas as específicas para as cotas.

A cota social também passou por modificações, e, agora, para se enquadrar na modalidade, o valor mínimo da renda per capita desceu para um salário mínimo. Antes, para se encaixar nessa cota, a família do estudante teria que ter 1,5 salário mínimo per capita.

Cronograma

Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024

Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024

Matrículas: 1 a 7 de fevereiro de 2024

Manifestar interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024

Resultado das listas de espera: a critério de cada universidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também