O secretário executivo em exercício do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Volney Zanardi, disse que a sistematização e análise de indicadores e estatísticas ainda são desafios para a área ambiental. Segundo o secretário substituto, essas informações têm papel fundamental na construção de futuras políticas públicas.
“Os indicadores ambientais e as estatísticas podem ser instrumentos para que o gestor do meio ambiente possa ter como aferir as políticas para ver se estamos tendo melhoras ou não e, assim, fazer um planejamento de novas políticas”, afirmou o secretário em exercício hoje (22), durante seminário promovido pelo MMA para discutir indicadores socioambientais.
Durante o encontro, foram apresentadas pesquisas na área ambiental do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O objetivo é fazer uma integração entre os órgãos para sistematizar os dados ambientais já existentes e incentivar outras pesquisas.
O seminário organizado pelas secretarias Executiva (Secex) e de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic) do MMA ocorre hoje e amanhã (23) no auditório do Ministério da Cultura (MinC) e discute a criação de novos indicadores socioambientais e também o andamento do Sistema Nacional de Informações sobre Meio Ambiente.
