As equipes do Sistema Alagoano de Museus e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas, coordenadas pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), realizaram, na última semana, uma série de visitas técnicas aos municípios da região norte com o objetivo de avaliar a infraestrutura e os serviços oferecidos pelos equipamentos culturais locais.
“Estamos comprometidos em fortalecer a infraestrutura cultural em todas as regiões do nosso estado. Essas visitas técnicas nos permitem identificar as necessidades específicas de cada município e trabalhar em soluções que promovam o acesso à cultura e ao conhecimento para todos os alagoanos”, afirmou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
“Essas visitas são fundamentais para garantirmos que as bibliotecas e museus estejam bem equipados e preparados para atender à população. Nosso objetivo é assegurar que todos tenham acesso a espaços culturais de qualidade, que incentivem a leitura, a educação e a preservação da nossa história”, disse a coordenadora dos sistemas de Bibliotecas e Museus de Alagoas, Mira Dantas.
A primeira parada foi em Porto Calvo, com visitas à Biblioteca Municipal Senador Teotônio Vilela e ao Museu Domingos Fernandes Calabar. Em seguida, a equipe visitou o município de Japaratinga, onde avaliou as instalações da Biblioteca Municipal Maria da Apresentação Trindade.
“Quero agradecer à Secretaria de Cultura pela visita e pelo apoio. É muito gratificante receber a equipe aqui, pois isso nos ajuda a identificar áreas que podemos melhorar e a proporcionar serviços de melhor qualidade para nossa comunidade”, disse a coordenadora da Biblioteca Municipal de Japaratinga, Roseane de Jesus.
Porto de Pedras também fez parte do roteiro, onde as equipes conheceram a Biblioteca Municipal Me. Aurélio Buarque de Holanda, atualmente em reforma. Na sequência, a comitiva se dirigiu a São Miguel dos Milagres, visitando a Biblioteca Comunitária do projeto Yandê e a Biblioteca Municipal.
“Muito felizes com essa parceria e visita para trazer esse levantamento, essa importância das bibliotecas, principalmente as comunitárias. A Biblioteca do Yandê é um equipamento cadastrado no sistema de bibliotecas de Alagoas, um pequeno projeto desse povoado, que tenta fazer a diferença na vida dessas crianças. Aqui, em São Miguel dos Milagres, o índice de educação é bem pequeno, então precisamos incentivar essas crianças para melhorar a questão da leitura e escrita”, disse a diretora executiva do Instituto Yandê, Bárbara Pinheiro.
Por Agência Alagoas